Música, Literatura, Terra do ET, BRICS, Atividades da APESUL e Reflexões...

PÁGINA 15 - CONTRAPONTO

Você está na Página 15 do Blog do Profex
Página de Opinião assinada por Expedito Gonçalves Dias.

 Culpa de quem?
Começamos um ano novo com nova administração municipal, novos vereadores e novas esperanças.

Eu, o leitor e todos que torcemos por uma qualidade de vida sempre crescente, sabemos que existem, agora e sempre existirão problemas a serem superados e fazem parte de toda administração.

Colocando a política de lado, pois já passou Outubro e os eleitos já estão empossados, é hora de arregaçar as mangas e começar a cumprir a agenda prometida.
Ah, mas a natureza mostrou sua força e tivemos uma pequena enchente nas partes baixas da cidade. Ao dizer pequena volto os olhos para as cidades da região já calejadas com tantos dissabores. Mas tivemos sim problemas sérios e que não são culpa apenas da administração municipal passada como vão querer dizer alguns detratores. A culpa, se é que ela existe é de todos.  E não é culpa, é consequência.
O volume de chuvas ultimamente tem aumentado, a cidade tem crescido, a produção de lixo é maior e a cidade precisa de buscar soluções para esse problema das águas pluviais que ainda vão se agravar. Se nada for feito, daqui a 4 anos vão dizer que a 'culpa' é da administração atual.

Que cada um faça a sua parte; nós, da população, cuidando do seu lixo para que não vá para os bueiros. E que a administração atual mostre a que veio, que os novos edis trabalhem em função de uma Varginha mais cada vez melhor...

Tivemos com a chuva a provável identificação de telhas quebradas no teto que veio a derrubar o gesso de algumas salas superiores da administração do prédio do Capitólio. É hora de verificar o que houve e se a estrutura estiver boa (e o relatório do Corpo de Bombeiros dirá se sim ou não) ficaria bonito que a nova administração trocasse o que fosse preciso tão logo possível, sem esperar por um novo Projeto que dependa de um financiamento. Senão ficaremos mais uns 7 anos sem a casa de espetáculos mais importante da cidade. É claro que culpar a antiga administração fica muito mais fácil! Mas até quando?

Mostrar que os tempos são outros é mais fácil, custa menos e é menos desgastante. Sem contar que é mais ético e tem suas compensações: é possível ganhar pontos perante a população como um todo, inclusive no campo dos adversários políticos.
Precisamos estar de olhos abertos e quem sabe até buscar um pouco de know-how numa cidade, aqui aqui perto, que vem dando show de bola em administração. Estou falando de Extrema. 
Atualmente temos tem muitos varginhenses trabalhando por lá, que vem e vão  nos fins de semana.
Não apenas acredito, mas tenho certeza de que a administração de lá tem trabalhado mais, colocando a mão na massa do que buscando culpados pelos problemas que a cidade teve antes. Precisamos de mais parcerias no sentido de buscar mais empregos. Precisamos pensar grande.
  
Voltando a Varginha, que tal então encararmos esses pequenos desafios e propor novas soluções? Gostaríamos de ter uma administração que nos surpreendesse como a de Extrema tem surpreendido a todos. Por falta de promessa de campanha por aqui, não será certamente.
Entendermos que para avançarmos mais rapidamente não urge culpar os demais; antes, é preciso arregaçar as mangas e encarar o fato de que a responsabilidade agora continua sendo de todos...
Expedito (Profex)


Um Natal Quase Sem Brilho


TV Alterosa vai 'salvar' o Natal de Varginha em 2012. A Prefeitura em 'contenção de despesas' não vai decorar a cidade este ano, dando apoio apenas ao evento da TV Alterosa. Ruas e avenidas vão permanecer sem enfeites por parte da administração municipal. A única exceção será na Praça do ET, que vai receber materiais usados em anos anteriores. Em 2011, vários pontos da cidade foram enfeitados e durante a noite era possível observar muita iluminação na cidade.
A Associação Comercial, que podia fazer muito mais, promove uma tímida campanha de Vitrines e Fachadas e a tradicional chegada do Papai Noel. Uma campanha bem abaixo do que Varginha merece.
Mas, convenhamos, quem sempre 'banca' o Natal é sempre a população, claro! - mesmo quando é a prefeitura que cria os eventos, ou a Associação Comercial através de impostos embutidos em tudo que consome.
Mas desta vez, se os varginhenses quiserem festa vão ter de fazer a festa por sua conta e risco, pois os gestores desses impostos estão à deriva...
Mas tem o Natal Alterosa pra salvar a festa. Era o que eu ia dizendo!
Na Concha Acústica, entre as atrações de mais um NATAL ALTEROSA o apresentador Thibé estará anunciando grupos corais e a cantora lírica, Fernanda OHara, esta sim, orgulho de Varginha!
Fica o convite: Vá e leve toda a família!
Mas quem sabe cai a ficha da Administração Municipal e ainda resolva fazer pelo menos rèveillon da Praça da Mina. Será que não dá pra buscar parcerias junto ao comércio, amigos, etc para criar o clima do ano novo? Aguardamos aqui para dar a boa notícia! Ou a quem devemos apelar?!..
E o novo prefeito? Não poderia já buscar entrar 2012 fazendo um agrado?
E eu que já estava gostando de passar o ano entre amigos na Praça da Mina, assistindo o espetáculo dos fogos!...
Expedito (Profex)

A importância de São Paulo

Fernando Haddad e Nádia Campeão
A Globo e  todo o PIG não sabem da importância que São Paulo tem - ou se esqueceram... 
Em nível nacional tivemos pela emissora global a cobertura completa dos preparativos das eleições americanas e do mensalão. Cobertura das eleições municipais em segundo turno, nada!
E se um estrangeiro desconectado da política assistiu TV por aqui não soube que a maior cidade do país ia ter eleições em segundo turno. E nem que as demais cidades acima de 200 mil habitantes,  iriam eleger seus prefeitos (a menos que estivesse numa delas e tivesse uma repetidora da emissora por lá). 
Mas saberia com certeza o que estava acontecendo em cada reduto eleitoral da disputa Mitt Romney X Barack Obama, a mais de 8000 km em direção ao hemisfério norte...

Mas tem gente que sabe a importância de São Paulo.
E Lula é uma dessas pessoas. Dilma também acredita que São Paulo ainda pode voltar  a locomotiva do Brasil. 
O PT também sabe.  E por isso se empenharam em bloco nessas eleições.
Lula como sempre está antenado, sabia que precisava de uma estratégia e apostou na mudança. Trouxe um candidato novo, de certa forma, desconhecido para a grande maioria. O próprio partido tinha lá suas dúvidas. Ele não! Apostou todo o seu cacife e conseguiu o apoio de Dilma Roussef. Trouxe-a para o palanque de Haddad e deu no que deu.
E por que a estratégia deu certo? Resposta rápida: Por que o PSDB parou no tempo. Apostou na Imprensa e no mensalão e num discurso de ultra-direita. 
Ora, o PSDB ouve sim os anseios da aristocracia, mas não os sabe interpretar mais. Com todo este tempo no poder deixou ir embora a qualidade de vida dos paulistas e paulistanos e permitiu que capital virasse um gueto -e aqui não é necessário explicar mais...

Enquanto o PT colocava como ponto de honra ganhar as eleições em São Paulo, o discurso do PSDB, com Serra à frente, foi de ultra-direita cheirando a mofo, em cima da 'eficiência' da imprensa (PIG), da Veja e do seu artilheiro-mor Reinaldo Azevedo. Na campanha aproveitando as manchetes do mensalão, que não deu muito certo pois o povo já sabe distinguir teatro encomendado de programa noticioso...
Serra, que perdeu o trem da história achou que o apoio de Malafaia e o famigerado 'kit gay' ainda daria algum resultado. Errou feio!
Pode ser que São Paulo volte a respirar...
PS: Um recado para os coordenadores de campanha do PSDB para as próximas eleições: Leiam de tudo, notíciário escrito e eletrônicos, se liguem e não fiquem apenas reféns do PIG. Se o Serra tivesse visto, por exemplo, algo parecido como esta postagem abaixo, quem sabe não teria ido tão fundo:
Expedito Profex/03-11-2012

A Urgência de uma Reforma Política
Já passou da hora de termos uma reforma do sistema político brasileiro. E que seja nosso e não copiado de outros países. 
Digo isso pois quando se fala em reforma política se pensa em eleições e vem aquele espertalhão dizendo que não vivemos em democracia porque somos obrigados a votar.
Acredito que comparecer às urnas é dever de todo cidadão. Para o governo é a confirmação do poder, para o cidadão o direito de cobrar. O que está errado é a forma de fazer política, a forma de financiamento de campanhas e o exagero de partidos em funcionamento.
É claro que não sou favorável a dois partidões, ou mesmo três para o desempate. Mas acho que em 5 partidos já teríamos a distribuição de idéias e tendências de candidatos e a possibilidade sadia de escolha para os eleitores.
Depois da implantação da lei da Ficha Limpa seria a hora de uma reforma política. Que seja enviada à Câmara e Senado um projeto amplo que defina melhor o que é lícito ou ilícito em termos de política para que não vejamos mais no mesmo banco dos réus políticos corruptos e políticos preocupados com sua agremiação partidária. Para que não tenhamos de ver teatro jurídico toda vez que se aproxima uma eleição.
Quem enviar este projeto amplo, bem intencionado, despojado de partidarismo e focado no futuro do país,
marcará seu nome na história!
Expedito Profex/28-10-2012

'Pé de Chumbo é o Zumbi dos Palmares de Varginha'
-frase de Dr. Adilson  Rosa

As Boas Vindas
Já temos portanto os mais votados!

A Câmara de Vereadores de Varginha prepara-se para receber os representantes do povo para o período 2013 a 2016.
Alguns foram reeleitos merecidamente, seja pela competência ou por trabalhos realizados fora da Câmara, na Comunidade; outros, levados por grupos religiosos, outros pela indignação do povo. Houve até quem foi arrastado pelo vácuo do fenômeno Adilson BBoy Pé de Chumbo - que, aliás, veio dar um peso à esta nova Câmara...
Peso sim, pois há motivos de sobra aos novos eleitos acerca de suas responsabilidades diante do voto de protesto que já se fazia presente na eleição anterior e que agora se consumou.
Entre os que chegaram existe a esperança de que ajudem a nova gestão a governar para os que mais precisam. Entre eles temos figuras expoentes, de peso(não estou falando agora do vereador majoritário já citado), que devem representar os desejos de Varginha e ajudar Antonio Silva a governar bem. E isso ele disse que sabe, quem sabe uma mãozinha agilize mais...
Tem os que entraram agora e que sempre souberam criticar a gestão que está saindo. E esperamos que continuem expressando suas opiniões e representem o varginhense, independente de partidos e outros interesses. Tem também os que de tanto insistir, conseguiram chegar lá!...
Acredito que será uma boa Câmara, aliás foi o povo que escolheu. Afinal, a voz do Povo é a Voz de Deus. Ou não? (como diria Caetano).
Mas ficam algumas dúvidas: 
1-Quem será o Presidente da Câmara?
2-Será que já começaram as articulações para criar as subprefeituras, conforme promessa de campanha de Antonio Silva? Verdi será um dos Administradores(um vice-subprefeito, isto existe?). 
E os demais, quem serão?...
Vamos aguardar. Logo estaremos divulgando aqui.
Boa Sorte aos novos eleitos!
Parabéns aos que foram despedidos!
 Usando a frase de um dos candidatos da campanha, todos são 'funcionários do povo.'  Os que entram e os que saem. Os que entram o povo espera deles a realização das promessas.de campanha.
E os que saem, terão a chance, quem sabe, de serem contratados de novo, daqui a 4, 8, 12... anos!
Expedito G. Dias(Profex)-08/10/2012

Nada Além Da Constituição
Estamos a dois dias do maior pleito de 2º Turno para Prefeito na história deste país.
É uma sexta-feita e estou em Varginha, Minas Gerais. Antenado, 'plugado' em todos os meios possíveis de se saber o que se passa em todo o Brasil. E considero o exercício de cidadania do próximo domingo como um dos mais importantes. Afinal são 31.725.967 eleitores em 50 municípios, sendo 17 capitais!
Mas o que se viu foi algo surrelista: a Rede Globo, responsável por cerca de 25% da audiência televisiva fez um desserviço jornalístico, ou melhor dizendo, um serviço de desinformação - escolha o que achar melhor.
No Jornal Nacional, um telejornal diário que ultrapassa a média de audiência da emissora, simplesmente desconsiderou a importância do 2º Turno das Eleições.
A estratégia de manipulação utilizada foi tamanha no noticiário que focalizou o Mensalão em suítes diárias e até especiais estendidos, tratou da política internacional, as eleições americanas e chegou a não divulgar as pesquisas encomendadas por ela mesma.
Também não mostrou a movimentação nas cidades que terão o sufrágio, nem os fatos relacionados com as respectivas campanhas, fazendo-o apenas nas transmissões locais e omitindo-os no noticiário para todo país.
É como se a estratégia fosse a de formar guetos e bolsões, distribuindo os fatos de acordo com sua conveniência.
A cidade São Paulo tem um dos maiores eleitorados do mundo, sendo que as famílias que ali moram tem parentes espalhados por todo o Brasil e pelo mundo; e, por isso mesmo essas notícias são relevantes. Mas o que se viu foi uma distorção dos fatos, com a diminuição da sua importância.
Acredito que como o candidato do partido que ela vem protegendo não está em primeiro lugar nas pesquisas, esses fatos poderiam influenciar em outros estados o rumo das eleições.
Isso é o que ela pensa. Mas como detentora de uma concessão ela pode até pensar assim, mas não tem o direito de agir do modo como tem feito.
O que se espera é que a presidenta Dilma envie logo para o Congresso e Senado o projeto que regulamenta as Comunicações, o chamado Marco Regulatório, como já existe em vários setores e que é feito dentro do que baliza Constituição Federal. 
A globo que me desculpe, mas chega um momento em que um serviço prestado fica bem aquém do que se é esperado. E às vezes o que está atrás das intenções do prestador de tal serviço não seja o melhor para todos. Vira desserviço e manipulação que só interessa a quem o está prestando!
E, pior: fere os preceitos constitucionais!..

Expedito G. Dias(Profex)-26/10/2012

Nenhum comentário:

Formulário de Contato - Expresse sua opinião. Retornarei!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja as Postagens Populares do blog

blog do Profex - Feed

BLOG DO PROFEX

Aguardo você por lá!...

Informação Importante

Este blog - O Blog de Poesias do Profex - anexa ou linka textos da internet preocupando-se em dar o devido crédito a eles e sua origem. As imagens, na sua maioria são do banco de dados do Google, conforme indico junto às postagens. Quem se sentir lesado por uma exibição indevida, por favor entre em contato para que eu possa atribuir os respectivos créditos; ou ainda, se for o caso, retirar das páginas a postagem ou imagem em questão.

Espero portanto que se um leitor tiver a pretensão de usar uma matéria (ou parte dela), um poema (ou um excerto dele), faça da mesma forma, dando o devido crédito junto à elas, sob pena de se fazer valer a Lei de Direitos Autorais.


E-mail: profexclubmaxi@gmail.com e vitroladoet@gmail.com
Some images used on the BLOG DO PROFEX are taken from the web via Google Images, if by chance you find any here who is registered and of his own, let me know that I will be happy to credit! Thank you!

Quem Não Anuncia Se Esconde

Quem Não Anuncia Se Esconde
Entre em contato: 35 98847 1040

Uso de Cookies

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."